sábado, 24 de outubro de 2015




Livro: Escuridão total sem estrelas
Autor: Stephen King
Páginas: 392
Editora: Suma de Letras
Resenha por: Renan Souza

Escuridão Total, Sem Estrelas, e um livro que reúne quatro historias de um grande escritor e consagrado no mundo do terror. Enquanto vai de página em página, o leitor é acompanhado pela sensação de que os personagens podiam muito bem ser ele próprio, enquanto eu passava meus olhos nas paginas do livro eu me perguntava se eu no lugar do personagem fazia o mesmo que ele. E em muitas das vezes eu entrava em um conflito interno, oque mais me assustou e que na maior parte das vezes a resposta era: Sim, eu faria igual.

Isso porque essas quatro historiam retratam temos em comum entre eles: a maldade humana. Até que ponto uma pessoa normal é definida por uma situação extrema, e o quanto essa situação muda essa pessoa, a ponto de levá-la a fazer o impensável. Os personagens principais de cada história – um pai de família que, com a ajuda do filho, mata a esposa e friamente joga ela em um poço sujo e abandonado; uma escritora que é estuprada e busca vingança contra os meliantes; um homem com câncer terminal e que faz um pacto com o Diabo com o intuito de conseguir uma cura; uma esposa que descobre um segredo que o marido escondia dela por anos– são levados por King através de uma jornada escura e fascinante de autodescoberta, e a conclusão das historias e sempre igual. Não conhecemos as pessoas tao bem assim e em muitas das vezes não conhecemos o nosso próprio interior, e que no momento de desespero fazemos coisas incríveis e muitas vezes apavorantes.


Todos os contos são perturbadores, pesados e impossíveis de deixar de lado. Os dois primeiros, 1922 e Gigante do Volante, são os mais bem trabalhados da coletânea, porem foram os mais cansativos de ler porque a historia traça um seguimento linear sem mistérios sem suspense porem ambos chegam a ser poderosos e macabros que você, curioso sobre o que vai acontecer em seguida e sobre em qual canto sombrio essas histórias vão te levar, não consegue parar de ler. O primeiro é uma viagem que mostra como uma pessoa pode chegar ao fundo do poço, e quando falo isso estou dizendo literalmente. A grande moral do primeiro conto e que tudo acontece devido a uma briga por terras, onde leva a morte de uma das pessoas deixando a dor e a amargura pro resto da vida cravado na mente do filho e do pai que realizaram o ato tão agressivo. Já o segundo traz uma escritora traumatizada e violentada passando por uma transformação íntima, enquanto busca vingança contra o seu estuprador, e impossível você não sentir a dor que a personagem sentiu na hora do ato. Eu no lugar dela também iria procurar vingança. O terceiro conto, Extensão Justa, é o mais curto do livro. Uma pena, porque a história é excelente, e a única com um elemento totalmente sobrenatural inserido. A obra termina em Um Bom Casamento, obra misteriosa e ao mesmo tempo cômica pois retrata a historia de um casal de certa forma bem feliz. Porem por tras de tudo esconde um segredo. E por fim mostra que a criatura do mal não esta escondida no armário ou debaixo da cama e sim ao lado dela dormindo juntos.


Por fim, Escuridão Total, Sem Estrelas, é uma obra imperdível para os fãs do gênero de terror e suspense. Sobre o autor, não há o que falar: como sempre, Stephen King é sensacional, conheço poucas obras do mesmo porem sempre bem conceituado com notas altíssimas em todos os sites de livros do mundo inteiro deliciosamente cômico, e dono de uma escrita assustadora. Este foi o primeiro de muitos que eu quero ler e sinto que já estou apaixonado por todas as obras deste grande escritor. Eu mais que recomendo.


Nenhum comentário: